Astransp

Histórico

A Astransp comemora 50 anos de sua fundação em2015. Seu principal objetivo, ao ser criada em 1965, foi cuidar dos interessesde mais de 20 empresas que operavam as linhas em Juiz de Fora. Na época, atarifa era definida de acordo com a distância dos trajetos e o volume depassageiros em cada região. As atribuições da Associação eram restritas.

Em 1980, houve grande reestruturação no transportecoletivo urbano: entrou em vigor a Tarifa Social, com preço único para toda acidade e as 23 empresas em operação no sistema foram fundidas em oito. Nesteperíodo houve ainda grandes mudanças estruturais com melhoria das avenidas demaior fluxo, acessos como o Mergulhão e criação de faixas exclusivas paraônibus em várias pistas de grande fluxo de veículos. Nesta fase, a estrutura daAstransp também passou por uma evolução, que continua em processo até hoje.Atualmente, a Associação reúne as empresas Ansal, Gil, Norte, Santa Luzia, SãoFrancisco e Tusmil.

Os novos conceitos agregados ao papel da Associaçãona sociedade, a transformou numa entidade atuante, envolvida diretamente nocrescimento das comunidades. O investimento em infraestrutura urbana epolíticas sociais responsáveis fazem da Astransp uma associação comprometidacom Juiz de Fora. Em parceria, empresas e Astransp investem em segurança,tecnologia, informação e até em infraestrutura, como no caso da parceria público-privadapara viabilização do consórcio que implementou viaduto (na Zona Norte),abertura de ruas, indenizações de imóveis e a estrutura física do TerminalSanta Lúcia que começou o projeto de troncalização (atualmente inativo), totalizandoum investimento de mais de R$ 45 milhões.

A Associação é responsável por um padrão dequalidade que diferencia a cidade, concretizando os projetos de gestão etecnologia que fizeram a estrutura avançar nos últimos anos e virar referênciano país, como:

·Bilhetagem Eletrônica;

·Inversão de Fluxo;

·Sistema de monitoramento por câmeras;

·GPS em toda a frota;

·Città Mobi - aplicativo de localização.

A Astransp realiza, permanentemente, investimentossociais. Com projeto próprio de Responsabilidade Socioambiental, a Associaçãoinveste ainda na educação para o trânsito, no apoio a programas sociais deparceiros e muito outros que promovem a saúde, educação e lazer dascomunidades. Além disso, a Associação representa a segunda força geradora de empregos em Juiz de Fora e investepermanentemente no crescimento de seus profissionais. São oferecidos aosfuncionários e seus dependentes oportunidade de conclusão do ensino básico(Fundamental e Médio) através do Telecurso, cursos de capacitação e reciclagemprofissional, inclusive de informática. Para cobradores, realiza o Curso deFormação de Condutores que querem se candidatar a uma vaga de motorista nosistema. Atuando junto a todos os colaboradores, promove ciclo permanente depalestras que abordam promoção da saúde e bem-estar, relações interpessoais,legislação aplicada ao trânsito e aos direitos dos usuários, além de extensaprogramação de treinamento durante o ano, abrangendo os diversos setores dasempresas.

Busca por linhas

Selecione uma das opções e digite o número, nome ou itinerário da linha.


Rua Espírito Santo, 296 | 36020-000 | Juiz de Fora | MG | Fone: (32) 3228 9700 - Fax: (32) 3228 9707

Handcom Agência Digital