Cinturb

Sustentabilidade

Meio ambiente

A preocupação dos consórcios que compõem o Cinturb com o meio ambiente, hoje, abrange todos os aspectos da operação do transporte coletivo. Antes de sair à rua, toda a frota é vistoriada. Pessoal de escritório, encarregados, eletricistas, mecânicos, uma equipe completa cuida de cada detalhe, como mandam os protocolos de manutenção e segurança no trabalho. O sistema investe no conceito de garagem ecologicamente correta. Além da obrigatoriedade do tratamento de efluentes, todos os resíduos são destinados corretamente. Óleo queimado, sucatas, pneus, vidro e lâmpadas são recolhidos por empresas especializadas para reciclagem. Coleta seletiva de lixo, uso das toalhas industriais reutilizáveis, além do uso do óleo diesel metropolitano, menos poluente. Tudo para evitar prejuízos à natureza.

Algumas empresas já instituíram projetos de visitas guiadas de escolas do seu entorno para mostrar aos cidadãos do futuro como funciona uma garagem ecológica e sua contribuição para evitar a degradação do meio ambiente.

Especiais

O sistema de liberação de ônibus especiais é outra forma do Cinturb colocar em prática seu compromisso com Juiz de Fora. Cinco linhas funcionam regularmente para apoio a eventos da comunidade visando à promoção da saúde, cultura, esporte e lazer. E também apoia ações de entidades, de órgãos oficiais, projetos sociais, de educação ambiental, esportivos, culturais e, periodicamente, programas essenciais para a sociedade, disponibilizando carros extras, desde que seu fim seja justificado e seguir o processo e prazos de solicitação. Exemplos importantes são as campanhas de multivacinação e de vacinação antirrábica, promovidas pelo poder público, além da participação ativa nos processo eleitorais em Juiz de Fora.

Capacitação e Reciclagem

O Cinturb promove regularmente o curso de Capacitação e Reciclagem para motoristas, cobradores e fiscais. O treinamento busca o cumprimento da Lei 12.004/10 que prevê a capacitação dos profissionais do transporte público urbano em tratamento prioritário dispensado a idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e demais usuários do sistema. A reciclagem abrangeu todos os funcionários no ano em que iniciou sua vigência e, periodicamente, é realizada para capacitar os profissionais que ingressam no sistema.

A programação do curso tem um caráter bem humano, visando despertar e fortalecer nos trabalhadores a consciência do tratamento diferencial a ser dispensado a esses usuários. A capacitação proporciona dinâmicas que ampliam a discussão sobre o Estatuto do Idoso e o tratamento oferecido às pessoas com dificuldades de locomoção.

Busca por linhas

Selecione uma das opções e digite o número, nome ou itinerário da linha.


Rua Espírito Santo, 296 | 36020-000 | Juiz de Fora | MG | Fone: (32) 3228 9700 - Fax: (32) 3228 9707

Handcom Agência Digital