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Consórcios Manchester e Via JF operam sistema após licitação

A operação do transporte urbano em Juiz de Fora mudou desde 2016. Entre as mudanças inseridas pela nova operação se destacam a ampliação do Bilhete Único para toda a cidade (ele passou por fase de teste em área restrita), implantação de micro-ônibus em locais de difícil acesso começando pelos bairros Dom Bosco e Laranjeiras, internet gratuita nos coletivos e renovação e ampliação da frota, reduzindo a idade média dos ônibus para cinco anos.

Licitado pela Prefeitura de Juiz de Fora, o sistema agora é feito por dois consórcios vencedores do contrato de concessão, conforme a publicação do resultado do certame, em 28 de abril de 2016, com início oficial da operação em setembro do mesmo ano. O prazo de concessão é de dez anos com possibilidade de prorrogação por outros dez. Os consórcios selecionados são, hoje, responsáveis por três áreas operacionais. A área 1 é exclusiva do Consórcio Via JF, que atende as regiões Norte, Sul, Nordeste e Sudeste. A área 2 é exclusivamente operada pelo Consórcio Manchester e inclui a maioria dos atendimentos nas regiões Leste e Sudeste. A terceira área atende ao Centro da cidade, é compartilhada pelos dois consórcios.

Atualmente, 602 coletivos operam no sistema de Juiz de Fora, distribuídos em 271 linhas que atendem todas as regiões da cidade. Cinco linhas são reguladas como de eventos e outra, como turística. Em 2016, 156 ônibus foram substituídos na frota por carros 0Km. O Cinturb (Consórcios Integrados do Transporte Urbano) reúne em ações colegiadas as questões comuns aos dois consórcios operacionais - Manchester e Via JF.

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