Astransp

Acessibilidade

Transporte com inclusão

Juiz de Fora é uma das cidades onde o transporte coletivo urbano mais investe na acessibilidade, para melhorar a vida dos portadores de deficiência. Visando a inclusão social das pessoas com necessidades especiais, a Astransp garante transporte individual gratuito para este público com o sistema porta a porta, o Apoio. Além deste diferencial, a frota de ônibus adaptados é nova e em permanente expansão.

Os investimentos em recursos de segurança, câmeras e outras tecnologias, garantem à cidade um dos sistemas mais humanizados e modernos do país. O cuidado com o sistema começa no conforto da loja da Astransp e se estende a cada ônibus e abrigo.

Sistema apoio

O Sistema Apoio foi criado em 1996 para realizar o transporte porta a porta e é inteiramente financiada pela Astransp, através de iniciativa de contrapartida que não é contabilizada na planilha tarifária. Seu objetivo é oferecer condições de transporte para atender necessidades de saúde, educação e trabalho a portadores de deficiência permanente e com grave dificuldade de locomoção.Por mês, o Sistema Apoio oferece condições para que centenas de pessoas compareçam a consultas médicas, tratamentos, sessões de fisioterapia e outros compromissos, em carros particulares da Associação, gratuitamente. São 14 veículos em circulação, dez deles com elevadores para cadeirantes.

Quem define o direito ao uso deste benefício são órgãos especializados, ligados à Prefeitura de Juiz de Fora. A Astransp realiza o serviço com critério e carinho, atendendo às determinações legais e oficiais de prioridade, os demais são acatados com agendamento de 48 horas de antecedência.

Frota adaptada

Os ônibus com elevadores para cadeirantes ampliam o atendimento às necessidades de acessibilidade da população. A frota de ônibus adaptados da cidade já abrange 100% das linhas das empresas e cerca de 70% dos ônibus. Atualmente, a cada nova aquisição de ônibus para renovação da frota, as empresas adotam os veículos equipados com elevadores, tendo a meta de abranger 100% da frota com veículos adaptados.Juiz de Fora é um dos municípios com mais ônibus novos, com 3,4 anos de vida útil em média. A manutenção dos equipamentos é permanente e o treinamento dos funcionários é periódico para garantir qualidade no atendimento.

Busca por linhas

Selecione uma das opções e digite o número, nome ou itinerário da linha.


Rua Espírito Santo, 296 | 36020-000 | Juiz de Fora | MG | Fone: (32) 3228 9700 - Fax: (32) 3228 9707

Handcom Agência Digital