Cinturb

Como o Cinturb atua

Os consórcios que compõem o sistema representam as empresas de ônibus urbano de Juiz de Fora que, na operação do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. Ao Cinturb (Consórcios Integrados de Transporte Urbano) – que representa as necessidades de atuação comum dos consórcios Via JF e Manchester -, compete ainda comercializar os créditos de cartões eletrônicos e confeccionar os cartões de modalidades com gratuidade. Além de investir em pessoal, frota, segurança, tecnologia, informação e meio ambiente no que se refere ao setor.

Em Juiz de Fora, como na maioria das cidades, o transporte coletivo urbano é uma concessão pública de prestação de serviço. Por isso, a gestão do sistema é de responsabilidade da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), que define itinerários, horários e gerencia o trânsito.

Bilhetagem Eletrônica

O sistema de bilhetagem eletrônica, que agiliza o embarque através do uso de cartão inteligente, em Juiz de Fora utiliza uma tecnologia inovadora, segura e prática. O cartão eletrônico Passe Fácil é dividido em categorias, que abrangem os diversos tipos de gratuidades e as modalidades para usuários pagantes. Para quem utiliza o Passe Fácil através de vínculo empregatício, o cartão é o Vale-Transporte. Já o do tipo Comum serve aos demais usuários pagantes, destinado a uso pessoal. O sistema também controla os cartões de gratuidade e, mais recentemente, foi integrado a ele a modalidade Bilhete-Único. O cartão funciona por simples aproximação com o validador, agiliza o embarque e, entre outras vantagens, gera segurança, reduzindo a circulação de dinheiro nos ônibus.

  • Operação do Sistema

    Na sede o Cinturb está instalada a Central de Bilhetagem Eletrônica, que capta todos os dados do sistema, um dos mais inteligentes disponíveis no mercado nacional. Toda informação de cada categoria de cartão, gratuidades, horários de pico e muitas outras são compartilhadas com a Settra para gestão do transporte. O atendimento às empresas é online e a venda de créditos, inclusive para usuários do tipo Vale-Transporte, Comum e Bilhete Único, é feita pela internet, no site do Cinturb (www.cinturbjf.com.br).

  • Loja Virtual e Recarga Fácil

    A Loja Virtual é um recurso de grande importância disponível no sistema do Cinturb. Desde sua implantação a Loja Virtual agiliza o trabalho de milhares de empresas que precisam cadastrar e recarregar os cartões Passe Fácil Vale-Transporte de seus funcionários. O Recarga Fácil disponibiliza todo acesso para cadastro e recarga também dos cartões do tipo Comum e Bilhete Único. O processo evita que usuários se desloquem com dinheiro ou cheques até os pontos de venda, garantindo facilidade de compra e mais segurança.

Bilhete Único

O sistema de transporte coletivo urbano de Juiz de Fora disponibiliza ao usuário o Bilhete Único, uma modalidade de cartão para o usuário pagante que realiza a integração do sistema de transporte coletivo. Permite que o titular use mais de uma linha para realização de viagem em sentido único, pagando tarifa específica e pelo prazo de 90 minutos, limitada a uma integração por viagem. Ele é destinado a pessoas físicas. No entanto, as empresas poderão optar em depositar créditos de vale-transporte nos mesmos. O cadastro pode ser feito na loja do Cinturb: Rua Espírito Santo, 296 - Poço Rico.

Mesmo que não faça a integração, o cartão Bilhete Único pode ser usado como as demais modalidades pagantes (Comum ou VT). Neste caso, irá debitar a tarifa vigente do sistema. Cada titular pode ter um único cartão Bilhete Único, mas também pode manter e usar as demais modalidades de cartões pagos.

Sistema de Monitoramento por Câmeras

Todos os ônibus da frota dispõem de sistemas de monitoramento por câmera. O objetivo é oferecer maior segurança a funcionários e usuários. São quatro câmeras filmadoras com gravadoras de imagem digital disponíveis para conferência por prazo determinado por lei, abrangendo a visão externa do veículo, das portas e o interior do ônibus. O sistema respeita determinações legais, que dispõem sobre a obrigatoriedade do equipamento em toda a frota do Município, garantindo maior controle de tudo o que acontece no interior de cada veículo.

GPS

O Sistema de Geoprocessamento por Satélite (GPS da sigla em inglês), no transporte coletivo de Juiz de Fora, está instalado em todos os ônibus que circulam no município. Cada empresa controla sua frota através de central de controle e as informações são compartilhadas com a Settra, visando facilitar a fiscalização dos itinerários e horários de cada linha. O sistema também oferece a base para operação do aplicativo Citta mobi que permite que o usuário controle o tempo de aproximação do seu ônibus de preferência até o ponto de ônibus.

Aplicativo Citta Mobi

Citta Mobi é um conjunto de soluções com objetivo de atender as necessidades de informação dos usuários de ônibus e Juiz de Fora está integrada a esta rede. Seu objetivo é levar informações de cada ônibus, ponto de parada e linha até o cidadão. Atualmente disponível na versão web e móbile no município. Ele permite que o usuário tenha previsões em tempo real dos veículos e se programe para estar no ponto quando o ônibus estiver chegando, assim aproveite melhor seu tempo. Também informa onde estão os pontos mais próximos e quais as linhas que passam em cada um deles. O Citta mobi ainda mostra se o veículo à caminho é adaptado ou não.

Conservação de abrigos

A manutenção dos pontos de ônibus de estrutura metálica da área central de Juiz de Fora são de responsabilidade do Cinturb e, nos bairros, de cada empresa, conforme sua região de abrangência. O Cinturb mantém equipe permanente para reparos e, rotineiramente, os executa de acordo com cronograma definido pela Secretaria de Transportes, que recebe as solicitações de usuários.

Combate ao Transporte Irregular

Os consórcios, através do Cinturb, mantêm parceria com a Prefeitura (através da Secretaria de Transporte e Trânsito - Settra) e a Polícia Militar, no sentido de coibir o transporte irregular. As operações envolvem efetivos da PM, agentes de trânsito, além de carro e motorista cedidos pelo Cinturb. Com este trabalho, aperfeiçoado continuamente, em Juiz de Fora só circulam ônibus legalizados no transporte coletivo. Isso representa segurança para o usuário e maior controle sobre o tráfego, sobre a frota de ônibus e a qualidade do serviço oferecido.

Busca por linhas

Selecione uma das opções e digite o número, nome ou itinerário da linha.


Rua Espírito Santo, 296 | 36020-000 | Juiz de Fora | MG | Fone: (32) 3228 9700 - Fax: (32) 3228 9707

Handcom Agência Digital