Astransp

Valorização Profissional

O Centro de Formação de Condutores, localizado na Avenida Presidente Itamar Franco, oferece treinamentos e cursos, o ano inteiro, para funcionários das empresas e suas famílias. Disponibiliza laboratório de informática com equipamentos novos e programas atualizados, salas de aula equipadas para o Novo Telecurso, além de salas de treinamento para os diversos setores profissionais do transporte coletivo. Um dos principais objetivos da criação do espaço foi à promoção da conclusão do ensino Fundamental e Médio, que já formou milhares de alunos desde a implantação, em 1998. Mas, a proposta se ampliou e a estrutura, hoje, de fato, é um Centro de Formação completo, dedicado à categoria e seus dependentes.

Um dos projetos mais procurados do Centro é, atualmente, o Curso de Formação de Condutores destinado a cobradores que buscam ascensão nas empresas do sistema como motoristas.Para a formação profissional e pessoal dos funcionários de todas as empresas, a Associação ainda promove, regularmente, palestras sobre qualidade de vida, saúde, prevenção de acidentes, cidadania e até finanças. Na programação, sempre está em evidência o aprimoramento profissional, legislação de trânsito, aperfeiçoamento profissional e, principalmente, relações interpessoais. Entre os objetivos das reciclagens está o de melhorar, cada vez mais, o relacionamento entre os funcionários e os usuários do serviço de transporte coletivo urbano.

A Astransp incentiva as empresas a investirem permanentemente no bem-estar. Os mais de três mil funcionários recebem auxílio-alimentação, cesta básica, plano de saúde e seguro de vida. As empresas estão sempre atentas também às reciclagens profissionais, em especial as obrigatórias, como a que ocorre a cada cinco anos, o Curso de Condutores de Veículo de Transporte Coletivo de Passageiros. Ele é exclusivo para quem tem carteira de habilitação D ou E, visando reciclar os conhecimentos sobre legislação, direção defensiva e todas as habilidades previstas pelo Código de Trânsito, em especial, as exigidas de motoristas profissionais.

Tudo isso tem como objetivo investir na capacidade dos colaboradores, que são os pilares do transporte coletivo urbano em Juiz de Fora. As viações buscam assim, ser empresas modernas, que buscam a melhoria da produtividade, focando no melhor caminho a seguir: a valorização das pessoas e, consequentemente, mais qualidade de vida para todos os que estão envolvidos no processo de trabalho, alcançando indiretamente os usuários.

Telecurso

A Astransp contribui para a formação de seus funcionários, desde 1998, oferecendo o Telecurso. Para estimular a formação educacional básica dos trabalhadores do transporte coletivo, a cada ano são abertas novas turmas. Com horários flexíveis, o Telecurso garante aos empregados do setor mais uma oportunidade de concluírem os ensinos Fundamental e Médio. As turmas do Novo Telecurso, como é chamado atualmente, na Astransp recebem até 80 pessoas por ano. O curso é aberto a cobradores, motoristas, funcionários administrativos e da manutenção, além de seus familiares. As aulas são ministradas em dois turnos, de manhã e à tarde.

Periodicamente, o modelo do Telecurso é reciclado e entre as alterações mais recentes, foram ampliadas as disciplinas obrigatórias. No currículo, que já continha as disciplinas básicas regulares, Matemática, Português, Geografia, História e outras, foram incluídas as matérias Artes e Educação Física para todos os alunos; além de Sociologia e Filosofia, para o Ensino Médio. O resultado de aprovações dos alunos do sistema é muito positivo, em torno de 85%.

Curso de Informática

Também disponível a funcionários das empresas e seus dependentes, o Curso de Informática é oferecido anualmente no Centro de Formação. Os módulos são ministrados em laboratórios próprios, bem equipados e em parceria com cursos especializados da cidade. Com duração de 50h/aula, a programação do curso abrange o pacote Office, que inclui os módulos de Word, Excel e Power Point, além de noções de internet. Cada turma recebe uma média de 15 alunos, em três turnos, manhã, tarde e noite. A flexibilidade de horários garante os principais objetivos do projeto, iniciado em 2004: ampliar conhecimento, promover a inclusão digital, além de enriquecer currículos e oferecer atualização profissional, atualmente, indispensável a qualquer carreira.

Curso de Capacitação de Condutores

Destinado a cobradores, o Curso de Capacitação de Condutores oferece oportunidade destes profissionais de iniciar nova carreira como motoristas. Uma forma de valorizar e investir nos quadros internos e promover aqueles que conhecem e acreditam no sistema. Desde 2006, a iniciativa estimula o funcionário a investir em capacitação profissional. A inscrição exige pré-requisitos, entre eles, ter um ano de casa, habilitação na categoria D ou E, ter concluído ou estar cursando o ensino fundamental, além de apresentar postura profissional adequada ao cargo de motorista. Para estarem credenciado ao novo posto, os cobradores precisam atender também a exigência mínima de frequência e pontuação. Distribuído em módulos, o conteúdo didático inclui Legislação de Trânsito, Relações Interpessoais, Noções Jurídicas e Mecânicas, Educação para o Trânsito, Direção Defensiva, Condução Segura e Econômica, Meio Ambiente e Primeiros Socorros.

Ciclos de palestras

Realizados em cada empresa, os ciclos de palestras compõem um planejamento fundamental abordando saúde, reciclagens profissionais e até economia doméstica. Em geral, são grandes projetos, realizados em dois períodos do dia, formando até 40 turmas para abranger os cerca de três mil funcionários. Estimulando a promoção de uma vida mais saudável, os ciclos abordam a prevenção de doenças como o câncer de próstata, estímulo à alimentação saudável, além de, em parceria com entidades ligadas ao setor ou à saúde, promover o debate de temas como DSTs, alcoolismo, dependência química e outros.

No Programa de Capacitação e Reciclagem, o aperfeiçoamento profissional abrange temas periódicos e envolve toda a categoria ou alguns setores em cada garagem. Na pauta já estiveram cursos de manutenção de elevadores, borracharia, mecânica, contabilidade, Código de Defesa do Consumidor, até direitos e deveres dos idosos e das pessoas com deficiência, entre outros. As palestras de Relacionamento Interpessoal e motivacionais são frequentes e focam cobradores e motoristas, inclusive abordando a importância da autoestima. O objetivo é valorizar o atendimento ao usuário, com palestras que incentivam a gentileza, esclarecem sobre obrigações e direitos dos usuários com gratuidade, além da atualização das regras de conduta dos funcionários, do comportamento no trânsito, tudo visando à manutenção da qualidade do serviço oferecido.

Profissional Modelo

A Campanha Profissional Modelo premia o melhor motorista, cobrador, funcionário de administração ou da manutenção, e homenageia profissionais da Astransp e das empresas. O processo de escolha dos melhores profissionais do transporte coletivo de Juiz de Fora vai de agosto, quando interage com a população que vota nos candidatos, até novembro. Paralelamente, são escolhidos os melhores de cada empresa, por meio de votação dos funcionários. A lista de candidatos contempla a indicação, pelos empresários, de um profissional de cada viação, por categoria. Os finalistas passam pela análise de currículo, por uma pesquisa de campo e entrevista individual. Uma comissão julgadora, formada por representantes de várias entidades representativas da sociedade, acompanha todo o processo, desde a definição de regras do concurso até a pontuação final dos candidatos. Uma grande festa premia os vencedores e destaca a empresa com maior envolvimento no programa de Responsabilidade Socioambiental no ano.

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