"Quando o transporte for de qualidade, as pessoas vão mudar. Ninguém muda para alguma coisa que não é boa". "O carro vai ser o cigarro do futuro. É aceitável o uso do automóvel para uma viagem, para lazer, mas para uso diário, devemos priorizar cada vez mais o transporte publico". Jaime Lerner, arquiteto, urbanista, ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, no FÒRUM de Mobilidade Urbana realizado pela FOLHA, São Paulo, em 10/2013)
"O pedágio urbano é impopular, mas pode ser a solução mais eficiente para melhorar o trânsito nas grandes cidades". Presidente do Centro de transporte Sustentável CTS-Brasil), Luis Antº Lindau, doutor em transportes, Universidade de Southampton, Inglaterra e professor do Dep. de Eng. de Produção e Transportes da UFRGS, Curitiba, 03/2010)
"A construção de novas ruas e avenidas não resolve o problema. "Em vez de ampliar a infraestrutura para o transporte individual, nossos gestores têm que diminuí-la". Economista Adalberto Maluf, da Fundação Clinton organização internacional, estuda soluções para problemas globais, entre eles Mobilidade Urbana, Curitiba, em 03/2010)
"A sociedade tem que ser conscientizada e ter expectativas positivas que venham a propiciar um cenário favorável ao enfrentamento das mudanças necessárias". Ronaldo Vilas Tolêdo, engenheiro, assessor técnico do CINTURB, em 10/2013)